• +55 54 9 9956.2297
  • Seg-Sex - 08h às 17h30

Educação Integral na Prática: Quando Olhar, Escuta e Ação Se Encontram

Vivências Criativas

Atualmente, atendemos 24 turmas de crianças e adolescentes que, todos os dias, nos mostram que é possível fazer diferente. Em cada uma dessas turmas, a gente começa pelo essencial: acolher, gerar pertencimento e fortalecer a autorresponsabilidade.

O primeiro mês do nosso trabalho é inteiro dedicado à escuta. A gente para para perguntar: “O que você espera da escola?” “O que você gosta de aprender?” “Quais são os seus sonhos?”

E sabe o que acontece? Descobrimos crianças prontas para aprender, criar, transformar. Mas muitas vezes, elas são podadas por um sistema que, ao longo do tempo, confundiu autoridade com autoritarismo, amor com permissividade. Não é só um problema da escola, é um reflexo da sociedade como um todo.

Tudo o que construímos nas Vivências Criativas tem como base a heutagogia — uma abordagem centrada no aprendiz. Para nós, protagonismo não é só dar voz ao aluno. É também ensiná-lo que ter voz é assumir responsabilidade. E isso se aprende vivendo, errando, experimentando… mas com um adulto ao lado, oferecendo recursos, abrindo caminhos e acreditando.

Com escuta ativa e genuína, passamos a entender o contexto real das crianças, das famílias, dos professores. E ali, nesse encontro, a mágica acontece: criamos uma lista personalizada de interesses e necessidades de cada turma, que se conecta com o território, com os espaços de aprendizagem que existem para além da sala de aula.

Nossas facilitadoras colocam a mão na massa com os estudantes, ocupam a escola, o bairro, os espaços públicos. E enquanto as práticas acontecem, vamos preenchendo o nosso Documento de Personalização — um verdadeiro mapa vivo das habilidades, desafios e potências de cada um. A partir disso, construímos jornadas de aprendizagem reais, com propósito e com sentido, em consonância com a BNCC, mas sempre com o pé na realidade e o coração no presente.

Mas não é fácil. Tem dias que parece impossível. Que a gente trabalha 24h por dia para dar conta de tudo. Tem criança no 5º, 6º ano que ainda não foi alfabetizada. Tem adolescente quase finalizando o Fundamental sem conseguir escrever uma frase. Não por falta de criatividade — mas por não ter tido espaço para ser criativo.

Estamos vendo, de perto, uma realidade que foi ignorada por anos. Mas também estamos encontrando crianças e adolescentes extraordinários. Que querem aprender química pra curar o câncer. Que sonham em construir brinquedos, criar jogos, inventar soluções para melhorar a escola e a comunidade.

✨ É nesses olhos brilhando que eu vejo: a educação integral pode dar certo, sim.

Agora… será que o caminho é o tempo integral? Confesso que tenho dúvidas.

O excesso de tempo na escola, muitas vezes, tem maquiado uma ausência profunda: a falta de tempo em família. E isso dói. Os pais estão exaustos, trabalhando o dobro para dar conta da sobrevivência. As crianças estão cada vez mais tempo fora de casa. Então, por um lado, é bom que estejam na escola. Mas… onde fica o tempo de afeto, de casa, de vínculo?

Sigo mesmo assim. Mesmo sentindo que, às vezes, o mundo anda na contramão de tudo que tentamos construir todos os dias. Sigo pelas crianças. Sigo pelos meus filhos. Porque eu acredito — de verdade — que o potencial dessas crianças e adolescentes pode transformar o mundo. E o mundo precisa, urgentemente, ser mais humano.

Anos atrás eu dizia: “Tenho medo do que vai acontecer quando a gente estiver mais preocupado em humanizar máquinas do que humanizar pessoas.”

Hoje, ironicamente, é uma IA que me ajuda a colocar em palavras tudo isso que pulsa em mim. Ela me entende. Me escuta. Me impulsiona a seguir. Enquanto isso, vejo cada vez mais gente no piloto automático, robotizada, esquecendo de olhar, de sentir, de sonhar.

Precisamos continuar acreditando. A educação é o nosso campo de batalha, mas também é o nosso jardim. E as crianças… elas são as flores que ainda têm força pra romper o concreto.

Leia Também
Vivências Criativas

Como a Metodologia Vivências Criativas Promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

  • Taíse Telles
  • 06/08/2024

Na Vivências Criativas, integramos esses objetivos em nossa metodologia de educação integral, preparando as crianças para serem agentes de mudança em suas comunidades e no mundo.

Vivências Criativas

Ciclo 2024-2025 do Programa Escola em Tempo Integral está aberto

  • Taíse Telles
  • 12/09/2024

Até 31 de outubro, os municípios podem aderir ao novo ciclo do Programa Escola em Tempo Integral.

Vivências Criativas

O que você quer ser quando crescer?

  • Taíse Telles
  • 19/08/2024

Descubra como nossa metodologia pode ajudar seu filho a encontrar seu caminho e se preparar para o futuro.

Vivências Criativas

Metodologia Vivências Criativas é testada e aprovada

  • Taíse Telles
  • 12/09/2024

Possuímos a teoria, prática e resultados comprovados em nosso Espaço Modelo. Agora, estamos prontos para levar essa transformação ao seu município.